domingo, 12 de novembro de 2017

PROJETO RIOS







O Município de Vila Verde está a promover e a implementar juntos dos alunos dos estabelecimentos escolares do concelho o Projeto Rios, o qual visa a conservação dos rios e seus afluentes, incentivando a participação social na conservação destes espaços fluviais.
Assim, no âmbito deste Projeto Rios, Município de Vila Verde levou, no dia 6 de novembro, cerca de 100 alunos do 3º e 4º ano do Centro Escolar Prado, a realizarem a sua primeira saída de campo com destino à Ribeira de Febros, por forma a inspecionarem esta ribeira e procederem à recolha e registo de informações de dados geográficos, físico-químicos, biológicos, etc.
A iniciativa é a primeira a ser realizada neste ano lectivo 2017/2018, e nesta saída a Professora Olívia Rodrigues, docente daquele Centro Escolar de Prado, fez uma breve contextualização relativamente a esta ribeira, explicando aos jovens estudantes que a Ribeira de Febros tem a sua origem em Dossãos, onde se encontra a nascente dos seus principais tributários. A docente também explicou que este curso de água desagua no Rio Cávado, a uns metros do local onde se encontravam, sendo esse local denominado de foz.
Durante a visita a docente desafiou todos os alunos a inspecionarem este curso de água em 3 pontos de observação estratégicos, nomeadamente no que respeita à cor da água, ao cheiro, e a detetarem a presença de vários tipos de poluentes (fossem eles sacos de plástico e embalagens, entulhos, monstros, entulhos, etc.) quer no leito, quer nas margens. Posteriormente esta crianças colaboraram na medição dos vários parâmetros que permitiram perceber qual a velocidade da água (0.067m/s), caudal (0.19m3/s) e quais as dimensões do canal (profundidade=0.7m, largura superfície água=4.10m).
Durante a visita os alunos do Centro Escolar de Prado identificaram nesta Ribeira a presença de uma galeria ripícola que incluía essencialmente amieiros, salgueiros (Borranzeira-negra) e plátanos, onde também verificaram a presença de uma espécie exótica invasora, a tintureira.
Nesta visita os alunos tiveram, ainda a oportunidade de identificar a biodiversidade presente nos diferentes locais, tendo contactado com a presença de insetos (mosquitos, libélula, alfaiates de água, etc.) e mamíferos (um rato presente no leito deste curso de água), anfíbios (rã verde), gastrópodes e peixes. Estes alunos ficaram, assim, a saber que esta ribeira tem vindo a evoluir favoravelmente no que respeita à qualidade da água, ainda que a mesma se encontre moderadamente poluída, considerando a tipologia de macroinvertebrados detetados.
No final desta saída de campo as crianças ficaram deslumbrados com a magnifica paisagem da foz da Ribeira de Febros junto ao Rio Cávado, ao mesmo tempo que saboreavam um lanchinho para repor energias depois de uma intensa caminhada. Estes alunos ficaram também encantados quando lhes deram a oportunidade de tocaram numa bela rã verde (com os devidos cuidados mãos molhadas e não apertar), e posteriormente a libertarem no seu ecossistema natural.
Refira-se, que estas ações tiveram por objetivo promover junto dos mais novos e das populações o interesse pelas questões ambientais e alertando para a necessidade de proteção das zonas ribeirinhas, assim como promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de proteção e valorização dos sistemas ribeirinhos, através da implementação de um plano de adoção de 500 metros de um troço de um rio ou ribeira.



PARABÉNS AOS NOSSOS ALUNOS E PROFESSORAS DOS 3º E 4º ANOS!!!







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